Para lshikawa (1985:45), se a fábrica não tiver condições de saber e controlar o total produzido,

o montante de refugos, a quantidade de defeitos ou retrabalho necessário, ela não será capaz de determinar o percentual de defeitos e a taxa de retrabalho. Sem isso, a fábrica não está engajada no Sistema da Qualidade. Robles JR., Antonio. Custos da Qualidade: aspectos econômicos da gestão da qualidade e da gestão ambiental. – 2ed. São Paulo: Atlas, 2009.

O custo da qualidade encontra-se relacionado com o sistema e a estrutura organizacional vinculada à gestão dos processos. Dentre os principais custos da qualidade, encontram-se os custos com prevenção; avaliação; controle; capacitação; salários; consultorias; certificações; atendimento a normas legais; entre outros.

PORQUE

O custo da não qualidade está associado a todos os custos que envolvem a não conformidade dos processos ou produtos e do não atendimento adequado às necessidades e expectativas dos clientes. Dentre os principais custos da não qualidade encontram-se os custos com refugos; retrabalho; insumos não adequados; acidentes de trabalho; acidentes ambientais; problemas sociais; insatisfação do cliente; reclamação do cliente; serviços pós-venda; perda da imagem; entre outros.

RESPONDER

anaflormarafiga está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.