PERGUNTA 1 “Na última década, temos visto com mais intensidade o surgimento e a consolidação dos coletivos
fotográficos. Esses agrupamentos de fotógrafos diferenciam-se de outros modelos, pois, nas suas características de produção, incorporaram novas práticas ao processo fotográfico. O fazer coletivo no campo da fotografia tem inspirado debates, alguns polêmicos, acerca do papel do fotógrafo no processo produtivo em si, e da sua vinculação com a síntese visual da notícia (…) Chegando ao século XXI, os coletivos fotográficos contemporâneos surgem num cenário inteiramente estimulado pela cultura de convergência” (Adaptado de Silva Jr.; Quinoa. Fotojornalismo colaborativo em tempo de convergência. In: Brazilian Journalism Research, v. 6 n. 2).Sobre o fotojornalismo na era da Cultura da Convergência, pode-se AFIRMAR:
a. Produtores e consumidores não possuem papéis exatos, pois o consumidor também pode ser produtor. Dessa forma, o fotojornalista tem se tornado desnecessário nas rotinas produtivas.
b. Novos suportes e câmeras pequenas têm acarretado perda de qualidade estética nas produções fotográficas, que perde lugar para conteúdos audiovisuais.
c. A Linguagem fotográfica passa a ser empregada em plataformas multimídia e em conjunto com video, áudio e outros recursos. Dessa forma, criam-se conteúdos transversais que exploram outros sentidos da percepção.
d. Fotojornalistas têm encontrado dificuldades em se adaptar aos novos procedimentos e linguagens, pois eles são completamente diferentes do fotojornalismo no século 20.
e. Além de diferenças na Linguagem fotográfica, na era da convergência, a creditação das fotos é desnecessária. Dessa forma, não é mais necessário atribuir autoria às fotos que circulam na web.
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tay5876
Alternativa E
e. A Linguagem fotográfica passa a ser empregada em plataformas multimídia e em conjunto com video, áudio e outros recursos. Dessa forma, criam-se conteúdos transversais que exploram outros sentidos da percepção.