Pergunta 4 0,25 em 0,25 pontos Correta Em relação à contaminação de sedimento e de águas, é inquestionável

Pergunta 4 0,25 em 0,25 pontos

Correta
Em relação à contaminação de sedimento e de águas, é inquestionável a forte relação com atividades petrolíferas e ocorrência com acidentes e derrames ambientais. Inclusive, no Brasil, existe uma grande polêmica e ações constantes de ambientalistas sobre a presença de 13 blocos de extração de petróleo muito próximos a reserva de Abrolhos, onde estima-se a presença de 9 mil baleias-jubarte, entre outras espécies que estão ameaçadas em caso de qualquer acidente, cujo desastre ecológico seria inevitável. Também nos casos de contaminação aos sedimentos é importante a implementação de medidas de biorremediação que se relacionam com sistemas microemulsionados, que são capazes de recuperar e limpar alguns ambientes impactados. Assim sendo, podemos afirmar que microemulsões são:

Resposta Selecionada:
Corretae.
Remediadores de solos contaminados por petróleo.

Respostas:
a.
Substâncias altamente hidrossolúveis.

b.
Substâncias polares.

c.
Substâncias miscíveis.

d.
Xenobióticos.

Corretae.
Remediadores de solos contaminados por petróleo.

Comentário da resposta:
resposta: E
Comentário: microemulsões são oriundas da solubilização de dois líquidos imiscíveis na presença de um tensoativo e, se necessário, um cotensoativo. Esses sistemas aplicam-se no setor industrial e ambiental, já que são eficazes na remediação de solos contaminados por derivados de petróleo, tais como o diesel.

Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos

Correta
Em relação à descontaminação de solos, é sabido que, em alguns países desenvolvidos, tais como Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa, técnicas de biorremediação de solos já são amplamente utilizadas, particularmente em solos contaminados por hidrocarbonetos de petróleo. Mas a biorremediação não é a única técnica existente. Basicamente, existem três técnicas de remediação do solo, sobre as quais é possível afirmar que:

Resposta Selecionada:
Corretaa.
Remediação química ocorre por oxidação in situ.

Respostas:
Corretaa.
Remediação química ocorre por oxidação in situ.

b.
Remediação química gera atenuação natural.

c.
Remediação biológica requer o uso de animais da fauna.

d.
Remedição física ocorre por oxidação ex situ.

e.
Remediação química gera evaporação de poluentes.

Comentário da resposta:
resposta: A
Comentário: as técnicas de remediação do solo são: química (oxidação química in-situ), biológica (atenuação natural e biorremediação) e física (extração de vapores no solo). Cada técnica de tratamento depende de alguns fatores, como condições físicas, químicas e biológicas do local contaminado, concentração do contaminante e tempo requerido para a degradação ou a remoção do composto alvo, conforme a técnica empregada.

Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos

Correta
No Brasil, a biorremediação de solos contaminados ainda é muito distante, embora haja a necessidade e uma possibilidade de expansão no futuro. Muitas vezes, o que se aplica no Brasil e em muitos países é o de atenuação natural que pode ser explicado como um processo que:

Resposta Selecionada:
Corretac.
Gera biodegradação.

Respostas:
a.
Apresenta bioacumulação.

b.
Não apresenta destruição física dos contaminantes.

Corretac.
Gera biodegradação.

d.
Absorção.

e.
Deposição.

Comentário da resposta:
resposta: C
Comentário: é uma remediação passiva de solo, quando alguns processos podem ocorrer naturalmente, como a biodegradação, a volatilização, a dispersão, a diluição e a adsorção. Apenas por biodegradação, facilitada por micro-organismos, ocorre a destruição física dos contaminantes. No caso dos demais processos, ocorre a transferência dos contaminantes de um local para outro ou a retenção do contaminante.

RESPONDER

jakezika está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.