Pode-se inferir que a criatividade, quanto algo que pode ser desenvolvido, parte de uma decisão pessoal.
Cada pessoa desenvolve o seu modo de criar e de se relacionar com o seu processo de criação. Entretanto, é a partir dos modelos de processo criativo, idealizados e desenvolvidos por diversos autores, que podemos nos inspirar e entender melhor como a criatividade funciona para cada um de nós. O primeiro teórico a pensar a estrutura do processo criativo foi o matemático francês Poincaré (1854 - 1912). Após ele, Wallas (1858-1932) aprofundou a pesquisa e desenvolveu um modelo, considerado o modelo clássico do processo criativo. Adaptado de: FONSECA, A. N. da.; PEREIRA, C.; VALLIM, C.; FONSECA, C. S. da. Processo Criativo. Maringá: Unicesumar, 2019.Diante do exposto, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
Segundo Wallas, a última etapa é a incubação, ou seja, o momento em que se esquece os detalhes do assunto para então, posteriormente, surgir a ideia.
Alternativa 2:
A terceira fase proposta por Wallas é a preparação, que se aplica após se ter a ideia. Nesse momento, ocorre uma coleta de informações e uma análise inicial do assunto.
Alternativa 3:
A segunda fase, de acordo com Wallas, é a verificação, momento em que se faz um exame crítico da ideia.
Alternativa 4:
Wallas aborda a fase de preparação como a quarta fase, momento em que se busca conhecer mais sobre o assunto e fazer uma análise inicial.
Alternativa 5:
De acordo com Wallas, a terceira fase do processo criativo é a iluminação, quando o sujeito consegue ter uma ideia para o problema.
Clara está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.