Projeto Paisagístico Habitação de Interesse Social – xystudio Dimensões do jardim central: 3,5m x

4,5m.

Arquitetos Autores: Filip Domaszczynski, Dorota Sibinska e Marta Nowosielska
Equipe De Projeto: Anna Pralat, Joanna Podleśna
País: Polônia

Breve descrição do projeto original:

O Abrigo é um edifício bastante incomum. O projeto foi desenvolvido pelos arquitetos do xystudio para atender pessoas desamparadas as quais não se encaixam no sistema de atendimento público e tampouco conseguem se virar por conta própria. Elas são independentes demais para uma casa de assistência social, mas não o suficiente para viverem sozinhas. Pensando nisso, a Irmã Chmielewska decidiu construir uma "casa" onde elas pudessem morar. O Abrigo de Jankowice é um amplo edifício térreo que se espalha em meio à a paisagem rural da Polônia Oriental. De longe ele parece invisível, passando pela estrada é quase impossível identificá-lo, isso porque o edifício encontra-se oculto atrás de um antigo bosque que circunda o playground da escola de Jankowice. A partir do edifício é possível ter uma vista panorâmica da paisagem tranquila e idílica e circunda o abrigo. Programaticamente o edifício encontra-se dividido em três zonas principais, as quais foram separadas com paredes maciças de tijolos e espaços abertos. Junto à ala de acesso há uma área pública de recepção aos visitantes assim como uma capela, os escritórios administrativos do abrigo, salas de reabilitação além de uma área de convívio e um refeitório.
Os hóspedes de abrigo são pessoas com diferentes limitações as quais necessitam de assistência vinte e quatro horas e sete dias por semana. Além disso, é preciso que os funcionários estejam sempre à disposição. Por isso, procuramos projetar um edifício que pudesse atender não apenas as necessidades das pessoas desamparadas, que não são poucas, mas também as demandas de seus cuidadores para que eles possam viver em um ambiente suficientemente confortável. O Abrigo foi concebido para proporcionar um teto aqueles que não o tem, um lugar onde estas pessoas possam dormir. Por outro lado, os hóspedes são incentivados a sair durante o dia - um importante passo no processo de ressocialização.
O pátio é, sem dúvida, o espaço mais importante deste edifício, o elemento de conexão com o mundo exterior - não apenas física, mas psicologicamente também. Graças à transparência do edifício, desde dentro é possível ter uma sensação de maior amplitude além de facilitar o controle dos hóspedes por um pequeno número de cuidadores.
Diante do exposto, imagine que este abrigo esteja localizado na cidade em que você reside e que os usuários (pessoas em situação de vulnerabilidade e funcionários) compartilham desse espaço em comum, que é o jardim de entrada do edifício. Leve essa edificação para as características culturais regionais e locais do seu estado/cidade.

Você foi contratado(a) para desenvolver uma proposta paisagística que considere o clima local de seu estado/cidade, o uso compartilhado, a relação do jardim com os demais espaços no entorno, os princípios de composição e a vegetação adequada para o espaço, em relação às necessidades de desenvolvimento, porte, forma de inserção, entre outros aspectos discutidos ao longo da disciplina.

A forração (grama) e plantas existentes no projeto original devem ser desconsideradas, pois vamos partir do pressuposto que o jardim se encontra degradado, necessitando de intervenção, de modo que atenda às necessidades atuais dos moradores.

Para tanto, você deverá criar um briefing com as necessidades desses moradores. Você fica livre para estipular quantos moradores terão, mas lembre-se que deve ser comtemplado nesse levantamento, pessoas em situação de vulnerabilidade e funcionários, como principais usuários do espaço em comum.

PROJETO PAISAGÍSTICO
Os itens gráficos podem ser feitos a mão com uso de instrumentos ou com a ajuda de algum software de modelagem (exemplos: AutoCAD, Sketchup, Promob, 3DMax etc.). O trabalho consistirá na entrega das seguintes etapas:

1. Briefing dos moradores.
2. Planta-baixa humanizada (indicar por meio de números ou letras, as espécies utilizadas no projeto, detalhando-as na Tabela Botânica).
3. Tabela Botânica, indicando todas as espécies utilizadas (Ex.: página 148 livro didático).
4. No mínimo 2 elevações/vistas humanizadas.
5. No mínimo 4 perspectivas humanizadas (2 do jardim geral e 2 de detalhes).
6. Memorial descritivo: indicar os materiais utilizados (revestimento, mobiliário, vasos, iluminação, etc).
7. Memorial justificativo: discorrer sobre a proposta paisagística, explicitando e justificando o conceito e as soluções adotadas. Defenda de forma geral seu projeto, descrevendo todos os pontos de relevância que faz do seu projeto, único!

RESPONDER

Clara está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.