Quais os limites éticos das pesquisas em relação a uma vacina??​

1 Resposta

  • Isadoradp

    resposta:

    Envolvendo animais

    A pesquisa científica é a base de quase todo o conhecimento humano. Graças a ela vivenciamos o elevado grau de desenvolvimento científico e tecnológico alcançado em nossos dias. No campo da pesquisa em saúde podemos destacar inúmeras conquistas, da descoberta de novas vacinas e medicamentos aos avanços em biotecnologia e genômica.

    Sabemos que os impactos das novas descobertas nem sempre são favoráveis ao bem-estar dos seres humanos, de outros seres vivos e do meio-ambiente. Exemplos vivos em nossa memória são a bomba atômica, o uso abusivo de agrotóxicos, ou a tentativa de clonar seres humanos, entre outros. É justamente para tentar evitar resultados deste tipo que a reflexão ética se impõe como necessidade nas instituições ligadas à ciência.

    Os Comitês de Ética, como instâncias de controle social, regulam as pesquisas que envolvem seres humanos e animais visando garantir o respeito e a prevenção de danos, além de dedicar a atenção necessária aos projetos que promovam intervenção no meio ambiente. Ciência e ética caminham juntas, em busca do crescente progresso sempre em benefício da humanidade e do planeta.

    Acesso ao patrimônio genético

    Montagem com papagaio, DNA, molusco e outras imagens que fazem referências a organismos vivos

    O uso da biodiversidade nativa em pesquisas precisa de autorização e de atenção a uma série de protocolos. Fiocruz participa do conselho que formula procedimentos na área

    Áreas de pesquisa

    Arte com materiais ilustrativos sobre pesquisa

    Coleções biológicas

    Mão com luva segura vidro com amostra

    Biobancos e biorrepositórios

    Biossegurança na Fiocruz

    Comitê de ética

    Pesquisador em laboratório

    Grupo analisa os aspectos éticos dos projetos experimentais com seres humanos, para garantir o bem-estar dos envolvidos

    PenseSUS - A reflexão fortalece essa conquista

    Print tela PenseSUS

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.