QUESTÃO 2 O sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional apresenta como prioridade o gerenciamento
de risco, processo que visa à eliminação de perigos, à avaliação dos riscos, ao combate dos riscos na origem, à adaptação do trabalho ao homem, ao atendimento ao estado de evolução da técnica, à substituição do perigoso pelo menos perigoso, ao planejamento da prevenção, à priorização da proteção coletiva sobre a proteção individual, à formação e à informação.Adaptado de POLASTRI, P.; MANTOVANI, M. T. S. R. Gestão Integrada da Qualidade (QSSMA). Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no parágrafo acima e nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Gestão Integrada da Qualidade (QSSMA), assinale a alternativa correta que apresenta os métodos qualitativos e quantitativos de identificação e caracterização de riscos.
Alternativas
Alternativa 1:
Análise preliminar de riscos, Análise histórica de acidentes, Análise de modos de falhas e efeitos.
Alternativa 2:
Inspeção de segurança, Check lis, Método e se..., Análise de Causa e Consequência, Fluxograma.
Alternativa 3:
Estudo crítico dos equipamentos de segurança, Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), Diagrama de Pareto, Matriz GUT.
Alternativa 4:
Análise da árvore de eventos, Análise da árvore de falhas, Análise da árvore da vida, Análise da árvore genealógica.
Alternativa 5:
Estudos de riscos e probabilidades, Mapeamento de processos, Controle estatístico de processos, Inspeção da área de lazer.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
fernanda0630
Alternativa 1:
Análise preliminar de riscos, Análise histórica de acidentes, Análise de modos de falhas e efeitos.
Explicação:
Análise histórica de acidentes; Consiste no levantamento de acidentes ocorridos em instalações similares, utilizando-se a consulta a bancos de dados de acidentes ou referências bibliográficas específicas.
A Análise Preliminar de Risco – consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fases do trabalho a fim de detectar os possíveis problemas que poderão acontecer durante a execução.
Análise de Modos de Falhas e Efeitos tem como objetivo identificar potenciais modos de falha de um produto ou processo de forma a avaliar o risco associado a estes modos de falhas, para que sejam classificados em termos de importância e então receber ações corretivas com o intuito de diminuir a incidência de falhas.