Texto 1 Você já deve ter se perguntado se a sua ideia de negócio é viável, certo? Logo em seguida,

começam a surgir dezenas de dúvidas a respeito de quais cuidados você deve ter ao abrir uma empresa. Mas afinal, o que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio?
O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.
É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos, são eles:

1 – PROPOSTA DE VALOR
Que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes.
2 – SEGMENTO DE CLIENTES
Quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa
3 – OS CANAIS
Como o cliente compra e recebe seu produto e serviço
4 – RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente
5 – ATIVIDADE-CHAVE
Quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor
6 – RECURSOS PRINCIPAIS
São os recursos necessários para realizar as atividades-chave
7 – PARCERIAS PRINCIPAIS
São as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa
8 – FONTES DE RECEITA
São as formas de obter receita por meio de propostas de valor
9 – ESTRUTURA DE CUSTOS
São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar

As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

Texto 2
Inicialmente, realizamos a busca pelo negócio, que é o mais importante processo de interação em busca da aprendizagem e da descoberta se o negócio existe mesmo ou não passa de ilusão, uma hipótese não confirmada. A partir disso seguiremos para os primeiros passos do cdm: descoberta do cliente e validação do negócio junto aos clientes. Percorrer esses dois passos exige optar por um caminho não linear e sim iterativo. Trata-se de ida e vinda entre a verificação de hipóteses de descobertas, surgidas no modelo de negócios, e, na maioria das vezes, de necessidade de mudanças e ajustes nas suas ideias iniciais.

SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE e AÇÃO - Situação Problema e Realização da atividade
Agora é com você! Idealize um projeto social utilizando o Canvas. Para isto, você deve analisar e identificar uma situação em sua cidade que necessita de uma atenção especial. Exemplos: revitalização de parques e praças, criação de bibliotecas, criação de ambiente de apoio a mulheres em situação de risco. ​
Depois de desenvolver o modelo de negócio Canvas, você deverá escolher uma das plataformas de “vaquinhas” online mencionadas abaixo para atrair e obter recursos para colocar em prática o negócio por você idealizado. Aqui não basta só escolher, é necessário justificar sua escolha e registrá-la na “fonte de receita” do seu projeto.

RESPONDER

Alexandre está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.