Vimos no material didático, que o ambiente organizacional de trabalho é bastante volátil, e os administradores

precisam buscar soluções de maneira mais ágil e eficiente, o que exige habilidades para enfrentar as forças dentro e fora da organização. Estas forças, como salienta Silva (2008, p. 49 apud STRUETT e ALBUQUERQUE, 2019), “são originadas no ambiente geral, no ambiente das tarefas e no ambiente interno das organizações”. STRUETT, M. A. M; ALBUQUERQUE, R. A. L. Conceitos da administração e ética empresarial. Maringá: Unicesumar, 2019.

Considerando as forças que impactam a atuação das organizações e a tomada de decisão gerencial, leia as afirmações a seguir.

I. O ambiente geral das organizações se referem aos fatores externos, que podem representar ameaças ou oportunidades, dependendo da situação vivenciada, sendo conhecido também como macroambiente e representado pelos ambientes tecnológico, econômico, político, legal, sociocultural e internacional.
II. O ambiente das tarefas é representado por elementos como clientes, fornecedores, competidores, reguladores e parceiros estratégicos, que impactam a atuação da organização, uma vez que é nesse cenário que está inserida.
III. O ambiente interno pode representar forças ou fraquezas da organização, e é composto pelos proprietários, trabalhadores, administradores e elementos do ambiente físico, como as instalações e o trabalho executado.
IV. Ao serem reconhecidas como sistemas abertos, que influenciam e sofrem influência de diversos fatores, as organizações se deparam com desafios e oportunidades, bem como forças e fraquezas, representadas pelos ambientes geral, das tarefas e interno.

RESPONDER

Isabillypyc está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.