Você sabe qual é o papel do assistente técnico de perícias? Já participou ou conhece alguém que já
esteve em uma perícias trabalhista? A perícia trabalhista pode ser de insalubridade, periculosidade ou médica e a vistoria é feita por um Perito.Periculosidade: apura se o reclamante trabalhava em condições de risco com inflamáveis, explosivos, energia elétrica, uso de motocicleta, roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
Insalubridade: apurar a existência de agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância.
Médica: apura se o trabalhador sofreu algum acidente típico ou se o trabalho serviu como causa ou concausa para o surgimento de alguma doença.
O Perito é o profissional técnico indicado pela própria Vara. Seu nome, telefone e e-mail constarão na ata ou despacho que designou a perícia, dependendo do procedimento adotado pela secretaria. A indicação é feita de acordo com a especialidade do perito. Exemplo: se for uma perícia médica, será designado um médico do trabalho. Se for uma perícia técnica, será indicado um engenheiro de segurança do trabalho.
Logo que é designada a perícia, as partes apresentam seus quesitos, que nada mais são do que um rol de perguntas para o perito responder com base na vistoria que fizer + seu conhecimento técnico sobre o assunto. No dia da perícia o perito faz a vistoria, toma notas e tira fotos. Depois disso, apresenta um laudo que deve ser fundamentado e ter conclusão. Ao final, responde as perguntas de ambas as partes.
Elen está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.