“Em 1926, Le Corbusier formula os cinco pontos que se torn

ariam os fundamentos para a arquitetura moderna. Concretizados em 1929 no emblemático projeto da Villa Savoye, os atributos apresentados por Corbusier — pilotis, planta livre, fachada livre, janelas em fita e terraço jardim — foram muito explorados na produção arquitetônica modernista e até hoje estão presentes nos mais variados projetos de arquitetura contemporâneos.
Os cinco pontos se tornaram uma espécie de diretriz para a “nova arquitetura”, como anunciava Corbusier. Com o passar das décadas, as novas tecnologias, materiais e necessidades da sociedade continuaram e continuam a atualizar aquelas soluções arquitetônicas prenunciadas há quase um século como rumos para uma nova arquitetura.
A elevação do edifício em relação ao solo, realizada por meio de pilotis, libera o pavimento térreo para a circulação de pessoas e automóveis. Esta solução essencialmente moderna é empregada ainda hoje como forma de promover um espaço livre com maior conexão entre o espaço público da rua e o espaço privado do edifício.”
MOREIRA, Susanna. Os 5 pontos da arquitetura moderna e suas aplicações em projetos contemporâneos. ArchDaily, 2022. Acesso em 28 de fevereiro de 2022. https://www.archdaily.com.br/br/947780/os-5-pontos-da-arquitetura-moderna-e-suas-aplicacoes-em-projetos-contemporaneos

Com base no exposto, analise as afirmações a seguir:
I - Os térreos livres modernos foram projetados por volta das décadas de 1950 e 1960 no Brasil. Um grande exemplo dessa tipologia é a Casa de Vidro da Lina Bo Bardi.
II - De acordo com o texto “A cultura e a cidade”, atualmente essa tipologia de “pilotis” são pouco usuais, porque temem a falta de segurança das cidades.
III - A falta de utilização dos pilotis vem da necessidade de demarcar a posse da propriedade, tornando o terreno fechado em si mesmo.

É correto o que se afirma em:

RESPONDER

Edsonlisboa está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.