A malha ferroviária do Brasil está representada no mapa da Confederação Nacional dos Transportes, neste

mapa identifica-se a malha ferroviária atual do Brasil e suas conexões. Um grupo empresarial de grande porte pretende criar uma nova fábrica de papel e celulose dedicada a produção de papéis e celulose para exportação. As matérias primas utilizadas localizam-se no estado de São Paulo e no norte do Paraná. Qual das opções a seguir apresenta uma boa solução estratégica para a empresa, com a justificativa correta. A empresa deve se localizar na região Centro-Oeste do Brasil por se tratar de importante fronteira agrícola.

A empresa deve se localizar na região Nordeste do Brasil por se tratar de importante rota de exportação.

A empresa decidiu se instalar na região Sudeste, a fim de utilizar a ferrovia MRS que liga Taubaté ao Porto de Santos facilitando o processo de exportação.

A empresa decidiu se instalar na região Sul para facilitar a aquisição de matéria-prima.

A melhor opção para a empresa é se instalar na região Norte devido a abundância de matéria prima na região Amazônica.

1 Resposta

  • Nicolle

    O SETOR FERROVIÁRIO DE CARGA BRASILEIRO

    Em ano de pandemia, setor se mostra resiliente

    Embora de forma suave, a pandemia impactou o setor ferroviário de cargas brasileiro e não permitiu a retomada do crescimento que marca as duas décadas e meia de concessão do setor. De fato, 2020 foi um ano atípico — mas as ferrovias se mostraram resilientes. Apesar das dificuldades e limitações impostas pela Covid-19, as associadas da ANTF conseguiram implantar medidas eficazes para garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, tanto administrativos quanto operacionais, e sempre de acordo com os protocolos de segurança e saúde da Organização Mundial de Saúde e das autoridades e agências brasileiras.

    O volume transportado em 2020 foi de 489 milhões de toneladas úteis (TU), queda de 1% na comparação com a movimentação do ano anterior. Contudo, o dado representa um aumento de 93% em relação a 1997 — época do início das concessões, quando foram movimentadas 253 milhões de toneladas úteis — e um crescimento anual médio de 2,9%.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.