amparada em francisco weffort (o populismo na política brasileira. in: furtado, celso (org). brasil: tempos

modernos. rio de janeiro: paz e terra, 1968), hilsdorf (2007) delineia algumas características do populismo que toma conta da cena política no intervalo entre o estado novo e a ditadura militar de 1964. com um olhar que privilegia a práxis política dos líderes dos partidos políticos, mas não exclui a participação das camadas populares na sua "concretização", como é apresentado o populismo por essa autora?

1 Resposta

  • Pattiniantonia

    E - Não se tratou de um fenômeno de natureza pessoal, envolvendo a adesão emocional das massas às figuras carismáticas. Ao invés disso, considerando as condições históricas de sua formação, o populismo revelou a emergência das classes populares e a necessidade da incorporação delas ao jogo político.

    Explicação:

    Mas não se trata de um fenômeno de natureza pessoal, envolvendo a adesão emocional das massas às figuras carismáticas. Pelo contrário, levando-se em conta as condições históricas de sua formação, o populismo revela a emergência das classes populares e a necessidade da incorporação delas ao jogo político, uma vez que ameaçavam os grupos dominantes:

    pagina 113

Clique aqui para adicionar a sua resposta.