Banhados em mercúrio Os botos-cinza (Sotalia guianensis) ex
ercem um importante papel na defesa dos mares: eles são usados cada vez mais como termômetros da saúde desses ecossistemas, graças à análise de substâncias presentes em seu tecido muscular. Um estudo revelou que os animais dessa espécie que frequentam as águas da Baía de Guanabara apresentam níveis consideráveis de contaminação por mercúrio. Um agravante: o boto-cinza está no topo da cadeia alimentar. O cetáceo se alimenta de peixes, inclusive alguns que também são consumidos pelo ser humano. E, se o boto está contaminado, é bem provável que o ser humano também esteja. O Globo, 17 abr. 2009 (adaptado). Os botos-cinza, nesse experimento, têm a função de a) bioindicadores. B) controladores do nível de poluição. C) organismos responsáveis pela biorremediação. D) consumidores de animais contaminados por mercúrio. E) cobaias para testar o efeito do mercúrio no organismo
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
DoctorAlexandre
Resposta:
Explicação:
Observa-se que os botos apresentam a função de indicadores biológicos, conforme apresentado durante o texto, por conta de suas características específicas dentro do ambiente em que vivem.
Isso se deve, essencialmente, ao fato de que os botos não mantém padrões migratórios, e por conta disso, estão sempre presentes em um mesmo ambiente, o que permite servirem de indicadores de poluição de regiões específicas, como a concentração de mercúrio.