Desperdício é tudo que consome recursos, mas não agrega v
alor ao cliente.Flávio Augusto Picchi
“Uma das bases do sistema lean, ou mentalidade enxuta, é a busca pelos desperdícios que podem ocorrer cotidianamente numa empresa. O conceito é extremamente simples: desperdício é tudo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Difícil é eliminá-lo.
Um grande problema dos desperdícios é que eles, na grande maioria das vezes, ficam escondidos em meio aos processos produtivos. E como encontrá-los é obviamente o primeiro passo para combatê-los e eliminá-los, isso muitas vezes não é uma tarefa das mais simples, pois eles se disfarçam de diversas formas.
Processos confusos misturam trabalho útil (que agrega valor) com desperdícios, perpetuando formas “antigas”, que são “herdadas”. As pessoas estão sempre atarefadas e passam a considerar “normais” ou “aceitáveis” formas extremamente ineficientes de realizar o trabalho – simplesmente porque sempre foi assim.
Uma boa dica para combater isso é tentar visualizar os “7 tipos de desperdícios” que podem ocorrer cotidianamente numa empresa. Trata-se de um conceito pioneiramente desenvolvido por Taiichi Ohno (1912-1990), um dos principais executivos da trajetória da Toyota, considerado um dos criadores do inovador sistema de gestão da montadora que deu origem à filosofia lean, autor de diversos livros sobre o tema.”
Disponível em: .
Acesso em 21 de fevereiro de 2022.
Com base no texto de Flávio Augusto Picchi, em seu conhecimento adquirido e presente nas aulas e em nosso material de apoio descreva com suas palavras em um breve texto (5 a 10 linhas) sobre dois (2) benefícios que podemos obter com o combate aos desperdícios.
________________________________
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES NO PDF ABAIXO
Katiadutra está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.