Em uma ponte de concreto armado, a viga principal deve ser dimensionada para resistir aos esforços limites

(máximo e mínimo) de carregamentos permanentes e carregamentos móveis. Os carregamentos permanentes se referem ao peso próprio dos elementos que compõem a estrutura, enquanto os carregamentos móveis são admitidos por norma brasileira e conhecidos como trem-tipo. Para as estruturas submetidas a cargas móveis, existe o diagrama de envoltória dos esforços, que determina os valores máximos e mínimos para cada uma das seções transversais possíveis. Diante do conhecimento dos esforços mediante cargas móveis, tem-se as afirmações a seguir:
I.
Para o dimensionamento de qualquer estrutura, é necessário conhecer apenas os esforços máximos na seção mais crítica da estrutura.
II.
Em uma ponte extensa, em vigas contínuas em mais de dois vãos, para obter o máximo momento fletor devido ao carregamento móvel, deve-se carregar o trem-tipo sobre todos os tabuleiros.
III.
A envoltória limite de um determinado esforço descreve os valores máximos e mínimos desse esforço em cada uma das seções da estrutura. Com esse diagrama, é possível saber os valores máximos e mínimos a que uma seção está sujeita durante a passagem de uma carga móvel.
IV.
A envoltória limite de um esforço é um diagrama que aborda valores dos esforços, que são as ordenadas do gráfico, de uma única seção para várias posições da carga percorrendo a estrutura.
Assinale a alternativa correspondente às afirmativas verdadeiras.
a.
I, III e IV, apenas.
b.
II e III, apenas.
c.
III, apenas.
d.
III e IV, apenas.
e.
IV, apenas.

1 Resposta

  • Paulricar

    2 apenas

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.