— filha minha não casa com filho de carcamano! a esposa do conselheiro josé bonifácio de matos e arruda
disse isso e foi brigar com o italiano das batatas. Teresa rita misturou lágrimas com gemidos e entrou no seu quarto batendo a porta. O conselheiro josé bonifácio limpou as unhas com o palito, suspirou e saiu de casa abotoando o fraque. O esperado grito do cláxon fechou o livro de henri ardel e trouxe teresa rita do escritório para o terraço. O lancia passou como quem não quer. Quase parando. A mão enluvada cumprimentou com o chapéu borsalino. Ua-ua! adriano melli calcou o acelerador. Na primeira esquina fez a curva. Veio voltando. Passou de novo. Continuou. Mais duzentos metros. Outra curva. Sempre na mesma rua. Gostava dela. Era a rua da liberdade. Pouco antes do número 259-c, já sabe: ua-ua! — o que você está fazendo aí no terraço, menina? — então nem tomar um pouco de ar eu posso mais? lancia lambda, vermelhinho, resplendente, pompeando na rua. Vestido do camilo, verde, grudado à pele, serpejando no terraço. — entre já para dentro ou eu falo com seu pai quando ele chegar! — ah meu deus, meu deus, que vida, meu deus! vocabulário cláxon: tipo de buzina. Lancia: marca de automóvel. Machado, a. De a. Brás, bexiga e barra funda. In: novelas paulistanas. Belo horizonte/são paulo: itatiaia/edusp, 1988. O trecho acima apresenta como tema típico do início do modernismo brasileiro, muito influenciado pelo futurismo, aIvansouza está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.