Leia, a seguir, a história da caneta esferográfica: "Em 1944, dois irmãos húngaros, Ladislau e Georg Biro, produziram a pri

Leia, a seguir, a história da caneta esferográfica:



"Em 1944, dois irmãos húngaros, Ladislau e Georg Biro, produziram a primeira caneta esferográfica comercial. O direito de distribuição nos Estados Unidos foi adquirido por um fabricante de canetas-tinteiro, chamado Eversharp. Mas antes de Eversharp receber o primeiro lote do produto, um comerciante de Chicago, chamado Milton Reynolds, já estava vendendo uma cópia do produto, em uma loja de departamento de York. Reynolds havia visto a caneta de Biro no exterior e foi mais rápido em lançar uma cópia da mesma nos Estados Unidos, antes da chegada da caneta original. Seguiu-se uma longa batalha judicial, até descobrir-se que havia uma outra patente, depositada exatos 50 anos antes daquela dos irmãos Biro, que era de 1938. Depois disso, Reynolds conseguiu um enorme sucesso comercial. Ele tem o mérito também de ter desenvolvido a primeira caneta esferográfica retrátil.

O entusiasmo inicial dos consumidores desapareceu rapidamente, principalmente, devido aos problemas de qualidade. Muitas canetas falhavam ou vazavam e a escrita não era uniforme. As vendas, tanto de Eversharp como de Reynolds, caíram verticalmente e ambos saíram do mercado. Parker foi o próximo a introduzir a caneta esferográfica. Apesar de ser um produto copiado, a caneta Parker incorporou algumas mudanças para corrigir os problemas anteriores. O mercado das canetas esferográficas foi retomado e Parker conseguiu sucesso comercial durante vários anos.

Apesar desse sucesso, a participação da Parker é relativamente pequena no mercado atual das canetas esferográficas. O verdadeiro pioneiro, em termos comerciais, foi a empresa francesa Bic. Ela adotou o conceito revolucionário do produto descartável, em vez de substituir a carga. As canetas Bic eram vendidas a meio dólar, enquanto as outras custavam vários dólares e as canetas-tinteiro, ainda mais. Em alguns anos, as canetas-tinteiro ficaram obsoletas.”



BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2011.



Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:



I. A empresa francesa Bic utilizou a estratégia defensiva de desenvolvimento de um produto.



PORQUE



II. A Bic reproduziu a tecnologia fundamental das canetas esferográficas, absorvendo a inovação e introduzindo melhorias no design.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

1 Resposta

  • Isis Malta

    Resposta:

    letra a

    Explicação: a primeira justificativa a segunda

Clique aqui para adicionar a sua resposta.