Leia o trecho retirado do artigo "Dos ‘fundamentos cientí

ficos’ à ‘teoria da comunicação’: uma controvérsia epistemológica nas origens da área": Talvez seja possível compreender a pluralidade de aportes teóricos apresentados como "Teoria da Comunicação" nos livros da área a tomando como um dos vetores - não o único, certamente - o pano de fundo a respeito do qual se pensava a comunicação naquele momento. Se o exame temático e conceitual dos livros indica a presença de uma perspectiva relacional da Comunicação a partir da qual se definiam inúmeras modalidades de sua manifestação e, consequentemente, de apreensão acadêmica, o exame da bibliografia utilizada pode talvez revelar algo sobre as linhas que compõem a intertextualidade do discurso teórico sobre Comunicação naquele momento. Para tanto, buscou-se observar os livros citados pelas obras que compõem o objeto deste texto. Note-se que não se trata de um exame bibliométrico, mas da observação da literatura disponível em Língua Portuguesa citada nos trabalhos. A pergunta, no caso, não é sobre a totalidade das referências, mas qual era o panorama para o leitor brasileiro monoglota e como os livros de Teoria da Comunicação elegiam e dialogavam com ele. Não seria talvez exagero indicar que o cenário teórico e conceitual para o estudo da Comunicação no Brasil, em suas origens, esteve marcado por uma dicotomia que, de certa maneira, seria transformada mas não superada nos anos posteriores entre o pensamento norte-americano e europeu (HOHFELDT, 2008). A análise da presença de autores na bibliografia - e, portanto, longe da pretensão de elaboração bibliométrica - sugere alguns elementos de interesse para se observar a formação do discurso teórico sobre Comunicação ou, dito de outra maneira, do "cânone" da Area. Nota-se a presença de autores norte-americanos vinculados à "Pesquisa em Comunicação de Massa", sobretudo H. Lasswell, W. Schramm, M. DeFleur, C. Cherry, R. Fagen, R. Pye e S. Littlejohn. Os trabalhos d

RESPONDER

ArianeYasmiiyn Joseane está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.