Os ambientes de embelezamento, como centros deestética, salões de beleza e spas são consideradosatualmente

estabelecimentos de interesse da saúdee devem, portanto, seguir normas de biossegurança. As principais preocupações desses estabelecimentosestavam basicamente relacionadas à esterilizaçãoe ao descarte de materiais, mas, atualmente, aosprofissionais de beleza, tornou-se obrigatório oseguimento das normas da Agência Nacional deVigilância Sanitária (ANVISA), ampliando-se asexigências para o setor. Para evitar a autocontaminação e a contaminaçãopor patógenos, de um cliente para o outro, oprofissional esteticista deveA higienizar, a cada uso, alicates, pinças, afastadores, curetas e tesouras. B trocar diariamente toalhas e lençóis, caso nãosejam descartáveis, para que sejam reutilizadosapós esterilização. C descartar em lixeiras os usados, caso não seja possívelrealizar a desinfecção. D utilizar equipamentos de proteção individual(óculos, máscaras, toucas, luvas e jalecos) deacordo com as funções exercidas. E armazenar agulhas utilizadas nosprocedimentos estéticos em solução álcool70%, para posterior reaproveitamento emsessão subsequente, desde que seja para omesmo cliente.

#ENADE

1 Resposta

  • Felipe

    A alternativa correta é a .D utilizar equipamentos de proteção individual(óculos, máscaras, toucas, luvas e jalecos) deacordo com as funções exercidas.

    A higienização nos salões de beleza seguem determinadas regras que estão englobadas em uma regulamentação que discorre tanto sobre a estrutura do local como na higiene pessoal e da utilização de serviços e de utilização da química para o atendimento do cliente.

    Para evitar que exista contaminação por patógenos é exigido que ocorra a utilização de equipamento de proteção individual. Alguns exemplos são o uso da máscara, o uso de luvas e o de óculos.

    Espero ter ajudado.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.