Praguicidas (comumente denominados deagrotóxicos ou defensivos agrícolas) podem serdefinidos como qualquer
substância ou misturade substâncias introduzidas deliberadamente noambiente com a intenção de prevenir, destruir, repelir ou mitigar pragas (insetos e/ou outrasplantas) e vêm sendo amplamente utilizados noBrasil e no mundo para aumentar o rendimento daprodução agrícola. Estudos de letalidade aguda são essenciaispara caracterizar efeitos tóxicos de substâncias. Suponha que foi realizado um estudo toxicológicoem ratos para liberação de venda e utilização dedois praguicidas. A dose letal (DL50) encontradapara os praguicidas A e B foi 10 mg/kg e 100 mg/kg, respectivamente. Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta. A Os dados de DL50 não indicam risco deintoxicação. B Os riscos de intoxicação são equivalentes paraambos os praguicidas. C O praguicida A causa intoxicação com uma dosemenor, quando comparado ao praguicida B. D O praguicida B causa intoxicação com uma dosemenor, quando comparado ao praguicida A. E O praguicida B causa intoxicação com uma dosemaior, quando comparado ao praguicida A.#ENADE
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
ruiva2673
A alternativa correta é letra A)Os dados de DL50 não indicam risco deintoxicação
O exercício nos apresenta no enunciado as doses letais dos praguicidas A e B, e não suas doses de intoxicação.
Apesar de a dose letal do praguicida A ser menor do que a B, isto é, menor quantidade do produto A pode causar morte se comparada ao produto B, elas não estabelecem uma relação de intoxicação.
Mesmo a dose letal sendo menor de A, a dose de intoxicação pode ser maior do que a de B, o que não foi avaliado nesse estudo.