Questão 10Um assunto de fundamental importância para o processo de alfabetização refere-se a história
da escritana humanidade. Por muitos séculos, a linguagem oral foi o principal meio para a transmissão dosconhecimentos e das tradições das civilizações. Quando surge, a escrita trouxe muitas e diferentesmodificações na organização das sociedades.(Fonte: ROGÉRIO, Rosa Maria de Freitas, ALMEIDA, Silvia Cristina Herculano; SILVA, Andreia Corrêa. Letramento e Alfabetizace. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2017)Sobre a história da escrita, analise as proposições a seguir e assinale com V as que forem verdadeiras eom fas que foram falsas,( ) A sistematização da escrita ocorreu a partir de Higounet (2008), em três etapas: escritas sintéticas, escritas analiticas e escritas fonéticas.1) Os suportas textuais, os quais carregavamos registros, foram inúmeros e diferenciados ao longo datempo. Existem diferentes suportes subjetivos de texto, utilizados no decorrer da história, a saber: argila, pedra, metais, papira. U O registro mais primitivo, o piatagrótico, realizado com argila no interior das cavernas, revela umanecessidade de comunicação que também é mistica, pois o desenho da caça tinha, entre outros sentidos, a ceietince trast KE Sorts() Antes da escrita, a humanidade utilizou diversos meios para comunicação, como os sinais de tambor, alinguagem dos gestos o envio de flechas a objetos, o envio de mensageiros, entre outros. U A escrita permanece e atravessa o tempo, ela comunida e também temgau desenvolvimento atrelada anümares avances de bistória das civilizações. Ela é muito mais do que um instrumenta, além deexpressar o pensamento, tambamo organiza.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
kamilyreis91
1 – e) Para Emilia Ferreiro, os rabiscos feitos por uma criança com a intenção de escrever já demonstram um certo conhecimento sobre a escrita.
De acordo com Emilia Ferreiro, os rabiscos das crianças são um resultado da interação da escrita com um certo conhecimento.
2 – Estão corretas as alternativas: II, IV, VI, VIII.
A escrita V é alfabética.
As escritas II são menos evoluídas que a escrita V.
As escritas VI são silábicas, com diferenciação inter e intrafigural, mas sem valor sonoro convencional.
A escrita I é mais evoluída que as escritas VI.
3 – O desequilíbrio cognitivo favorece a possibilidade de aprender.
A possibilidade de aprender pode ser favorecida pelo desequilíbrio cognitivo.
4 – As afirmações I e III estão corretas.
Os estudos de Piaget e de Emilia mostram a necessidade da reorientação do ensino considerando práticas do tipo interlocutivas.
5 – a. F – b.V – c.V – d.V – e.F.
Nem sempre quando a criança já compreende a representação da fala pela escrita, ela já consegue escrever alfabeticamente.
Bons estudos!