Segundo Knijnik et al. , (2012, p. 84) "[. ] ignorar os jogo

s de linguagens matemáticos que, por não serem marcados pelo formalismo, pela neutralidade, pela ‘pureza’, pela pretensão de universalidade – como os que conformam a Matemática Escolar – acabam por ser pensados como de ‘menos’ valor, como contaminados pela ‘sujeira’ das formas de vida mundanas. Mas é preciso que se diga: nós todos também circulamos por tais formas de vida e, portanto, aprender como ali se pratica os jogos de linguagem matemáticos deve ser, necessariamente, parte dos processos educativos das novas gerações". KNIJNIK, G. Et al. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. A respeito dessa reflexão, analise as seguintes afirmativas sobre a Etnomatemática como ação pedagógica: I. O texto nos convida a refletir sobre a ação educativa em sala de aula, de modo que nas experiências educativas sejam considerados os elementos culturais como, a linguagem. Isso se torna um artifício para a Etnomatemática tornar-se presente nas aulas de Matemática. II. O texto nos convida a refletir sobre os processos educativos das novas gerações, indicando que a linguagem, por exemplo, de jovens e crianças e de sujeitos de comunidades mais remotas, sejam desprezadas em função da universalidade do conhecimento matemático. III. O texto nos convida a refletir sobre os jogos de linguagem utilizados pelas diferentes pessoas como um artifício de comunicação e produção de saberes. As matemáticas, nesse caso, podem ser consideradas como uma linguagem, já que as práticas matemáticas são adotadas segundo as especificidades culturais. IV. O texto nos convida a refletir sobre os jogos de linguagem de "menos" valor, nesse caso, a Matemática acadêmica, para as populações marginalizadas. A partir do processo de escolarização, que ela possa se tornar um objeto de conhecimento reinante em suas comunidades. Em relação às afirmações anteriores é correto o que se afirma em:

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