A Tupinambá foi fundada em 2019 com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento de uma rede de pontos de

recarga de veículos elétricos no país. Por meio de tecnologia de gestão d e eletroabastecimento e estações próprias de recarga, a startup se destaca como a primeira do Brasil ao oferecer o ciclo co mpleto deexploração da infraestrutura de recarga. Do aplicativo ao veículo totalmente carregado, a startup de mobilidade elétrica atende shoppings, supermercados, redes de estacionamento, condomínios comerciais, residenciais, c lientes corporativos e locais públicos. Suas três principais frentes são estações proprietárias posicionadas em pontos estratégicos com telas, aplicativo que viabiliza a jornada do usuário d e carro elétrico, c om mais de 400 pontos d e recargacadastrados, e s oftware que assiste às necessidades dos clientes e dos proprietários de Ponto de Eletrificação.“Temos estações com design proprietário, inclusive premiada no Brazil Design Awards de 2020, e telas de DOOH (mídia Digital Out Of Home), propiciando receita recorrente de v enda de publicidade, impulsionando a criação da nossa rede de recarga. Com nosso aplicativo, é possível achar um p onto de recarga onde você estiver e a té mesmo reservar um carregador. Temos também uma plataforma completa para gestão de carregamento (CPO), aplicativos com possibilidade d e white-label (EMSP) e uma camad a de serviço associada, assim, somos a solução perfeita para empresas que estão entrando nesse mercado, sejam p rédios que precisamdividir a conta de energia entre os condôminos ou uma rede de shopping que queira oferecer uma nova conveniência aos seus clientes. Gerando uma receita recorrente a través de um modelo simples de assinatura pelo software (SaaS) e serviços associados”, diz o c ofundador da Tupinambá, Pedro D e Conti. Atualmente, a Tupinambá tem três pontos ativos em São Paulo, com expectativa de finalizar o primeiro trimestre do ano somando um total de 10 po ntos. Além destes, a startup planeja expandir s uas instalações para as cidades de Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, terminando o ano com 100 pontos instalados em algumas das principais linhas de shopping e varejistas, além de redes de estacionamentos. A partir da leitura do Case, texto de apoio apresentados, material extra e os estudos sobre Inovação Radical e Inovação Incremental, responda ao que se pede.

1) Considerando o o bjetivo de negócio da startup Tupinambá e o impacto c ausado, o modelo de inovaçãoadotado pela startup se caracteriza como Inovação Radical o u Inovação Incremental? Justifique sua resposta, apresentando ainda, os principais objetivos da inovação escolhida.

2) Implantar inovação, independente se radical ou incremental, significa proporcionar inúmeras vantagenspara a organização e para a sociedade. Entretanto, cada inovação apresenta características próprias. Nessecontexto, apresente as características que diferenciam uma da outra, quando o assunto é acessibilidade para as empr esas e processo.

3) Considere a se guinte s ituação: “Você foi contratado(a) como gestor(a) de inovação em uma indústria automobilística e s ua missão é propor uma inovação aliada ou não à tecnologia, cujo o bjetivo seja reduzir os impactos ambientais associados a esse ramo de atividade, por exemplo, poluição atmosférica, poluição sonora, congestionamentos, ac identes com danos materiais e à vida humana. Assim, apresente sua propostapara essa situação, conte mplando:
a) o impacto ambiental;
b) a inovação/solução para o impacto escolhido;c) o tipo de inovação - Radical ou Incremental e; d) os motivos que justificam o tipo de inovação escolhido.

RESPONDER

jvskateboard está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.