Atividade 1.Ahora, busquen en la charla los verbos que están en imperativo afirmativo y negativo.



2. Imagine que un amigo suyo que vive lejos, está muy enfermo a causa de sus muchas horas de trabajo y necesitas cambiar su estilo de vida. Escriba algunas frases dándole consejos para que él pueda cambiar su vida, utilizando el imperativo negativo.

Tradução

1.Agora, procure na palestra os verbos que estão em imperativo afirmativo e negativo.

2. Imagine que um amigo seu que mora longe é muito doente por causa de suas muitas horas de trabalho e você precisa mude seu estilo de vida. Escreva algumas frases dando dicas para ele mudar de vida, usando o imperativo negativo.

POR FAVOR, ALGUÉM! RÁPIDO! E PRA HOJE.​


Atividade 1.Ahora, busquen en la charla los verbos que están en imperativo afirmativo y negativo.

1 Resposta

  • pohameeeeu

    Imperativo en Español

    O imperativo é um modo verbal usado para advertir, solicitar, fazer ameaças, pedir favores, dar ordens e conselhos a outra pessoa da qual depende a realização ou não da ação. É um modo muito usual na língua espanhola, mas não em português. Devido a isso, seu uso pode parecer autoritário ou mesmo grosseiro para nós; no entanto, é comum na linguagem cotidiana em países hispânicos e nem sempre está associado a um tratamento descortês.

    As formas verbais do modo imperativo também podem ser usadas em expressões retóricas — que não solicitam nenhuma ação do destinatário ou solicitam que seja feito o contrário do que se pede — ou em orações condicionais. O modo infinitivo, em alguns casos, também tem função imperativa, como veremos adiante.

    O modo imperativo tem duas formas em espanhol: afirmativa e negativa. A conjugação  baseia-se no presente do indicativo e no presente do subjuntivo, além das formas típicas apenas do modo imperativo. A colocação pronominal também é diferente em cada caso. Por último, é um modo que não apresenta conjugação para a primeira pessoa do singular, já que sua realização depende de outrem. Vamos conhecer esse modo verbal e suas funções. ¡Échale ganas!

    Imperativo é o nome que se dá a um dos três modos do sistema verbal da língua espanhola, a saber: indicativo, subjuntivo e imperativo. Seu uso mais conhecido é o de dar ordens, mas também podemos usá-lo com outras finalidades. Vejamos alguns exemplos de orações em que o imperativo é usado para

    → dar conselhos e sugestões:

    Si vas a París, visita el Museo Rodin.

    (Se você for a Paris, visite o Museu Rodin.)

    → pedir favores:

    Por favor, abre la ventana de la sala.

    (Por favor, abra a janela da sala.)

    → dar ordens:

    Entreguen el informe antes de las 11h.

    (Entreguem o relatório antes das 11h.)

    → dar instruções:

    Para llegar al teatro, doble a la derecha en la Avenida de la República.

    (Para chegar ao teatro, vire à direita na Avenida da República.)

    → para fazer convites:

    Ven con nosotros a mi casa de playa.

    (Venha conosco para a minha casa de praia.)

    → para dar permissão:

    Di lo que piensas sobre esta situación.

    (Diga o que você acha sobre esta situação.)

    → para captar a atenção de alguém:

    Oye, ¿sabes si hay por aquí cerca alguna farmacia?

    (Escuta, você sabe se há aqui perto alguma farmácia?)

    É importante ressaltar que, em espanhol, o imperativo não denota, em geral, falta de cortesia. Mesmo em situações formais, seu uso não corresponde, necessariamente, a um tratamento abrupto.

    O imperativo divide-se na forma afirmativa e negativa, com formas regulares e irregulares de conjugação. Vejamos, a seguir, a forma afirmativa.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.