“O grau de consciência de si mesmos que os gregos atingiram não ocorrera até então em lugar nenhum. A nova concepção de cultura e do lugar ocupa

do pelo indivíduo na sociedade repercute no ensino e nas teorias educacionais. De modo geral, a educação grega está constantemente centrada na formação integral – corpo e espírito – mesmo que, de fato, a ênfase se deslocasse ora mais para o preparo esportivo, ora para o debate intelectual, conforme a época ou o lugar.” (ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.p. 42).



Sobre a educação na Grécia antiga, julgue as considerações a seguir.



I. Esparta valorizava muito as atividades guerreiras, desenvolvendo uma educação severa, orientada para a formação militar.

II. Atenas priorizava a formação intelectual sem deixar de lado a educação física, que não se reduzia apenas a uma simples destreza corporal, mas que vinha acompanhada por uma preocupação moral e estética.

III. No período helenístico, a antiga Paidéia torna-se enciclopédia, ou seja, educação geral, que consiste na ampla gama de conhecimentos exigidos para a formação do homem culto.

IV. Para Platão, a educação física proporciona ao corpo uma saúde perfeita, permitindo que a alma ultrapasse o mundo dos sentidos e melhor se concentre na contemplação das ideias.

RESPONDER

Margarida Álvares está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.