01 - de acordo com o texto, o que diferencia o conhecimento do filósofo daquele obtido pelos demais?


02 - selecione trechos do texto que confirmam a teoria platônica da reminiscência.
03 - o personagem sócrates diz que “a visão é o mais agudo dos sentidos corpóreos, ainda que a sabedoria não seja vista através dela”. explique essa afirmação utilizando o conceito platônico de ascensão dialética do conhecimento.


1 Resposta

  • Yarawaneska

    Olá, tudo bem? Vamos responder cada alternativa por vez:

    1 - De acordo com o narrador Sócrates, apenas o filósofo procura sempre estar em comunhão com o conhecimento divino. Apesar disso, qualquer homem que procura atingir tal conhecimento pela memória também pode ser iniciado em tais mistérios.

    2 - A ideia da reminiscência defende que, originalmente, as almas viviam no chamado Mundo Inteligível, onde podiam contemplar a absoluta verdade. Por meio de seu orgulho, porém, acabariam condenadas a ficar no Mundo Sensível, onde poderiam apenas ver sombras da verdade. Diversos trechos do texto confirmam essa teoria, entre eles: "De fato, como foi dito, toda alma humana por força da natureza contemplou as coisas que são, pois, se assim não fosse, não teria adentrado essa forma de estar vivo" e "São poucos, portanto, os que retêm uma adequada reminiscência delas; e eles são tomados de espanto e não conseguem mais ter controle sobre si mesmos ao perceberem uma semelhança daquilo que viram no alto".

    3 - De acordo com a teoria da reminiscência, os homens só podem vislumbrar uma parte da verdade divina quando em seu corpo físico. Desta forma, não é seguro julgar e analisar tendo apenas a visão em consideração. Melhor, segundo a teoria dialética do conhecimento, estudar e argumentar intelectualmente um tema, focando em suas contradições e oposições. Desta forma, se partiria do Mundo Sensível para encontrar a verdade no Mundo Inteligível.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.