01-por que sócrates se opõe aos sofistas? 02-o que sâo ironia e maiêtica socrática? 03-quais os graus
01-por que sócrates se opõe aos sofistas?02-o que sâo ironia e maiêtica socrática?
03-quais os graus de conhecimento para platão?
04-segundo platão o que conhecemos em cada grau do conhecimento?
05-explique a distinção platônica entre conhecimento sensível e conhecimento inteligível?
06-quais os graus do conhecimento para aristóteles?
07-segundo aristòteles, o que conhecemos em cada grau do conecimento ? como se distinguem e se relacionam os graus do conhecimento?
08-segundo aristòteles, o que conhecemos por intuiçâo intelectual?
09-explique de forma resumida o "mito da caverna" de platão e diga porque além de aspecto apistemológico, podemos vê-lo do ponto de vista pedagó gico?
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
julliagatinhappan90k
Vou responder as que eu sei ok ? Vamos Lá .
01-por que sócrates se opõe aos sofistas?
Porque os Sofistas ao contrário de Sócrates não podiam viver do ócio , pois estes não eram Aristocratas, e utilizavam a filosofia para sobreviver , ou seja , vendiam o conhecimento.
02-o que sâo ironia e maiêtica socrática?
São os métodos utilizados por Sócrates para produzir Filosofia , Irônia - Quando alguem o perguntava , ele respondia com outra pergunta , pois acreditava que o conhecimento estava adormecido dentro do individuo . Maiêutica ( Significa parir idéias , nome inspirado na mãe de sócrates que era parteira ) E a 2 fase da construção filosófica para Sócrates , quando o individuo acordava o conhecimento dentro de si , e ele mesmo respondia sua pergunta inicial .
03-quais os graus de conhecimento para Platão?
crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual. Os dois primeiros formam o que ele chama de conhecimento sensível; os dois últimos, o conhecimento inteligível.
04-Segundo Platão o que conhecemos em cada grau do conhecimento?
A cada grau do conhecimento , aprendemos a confiar menos nos sentidos , duvidar, sermos mais céticos , e utilizar a razão.
05-Explique a distinção platônica entre conhecimento sensível e conhecimento inteligível?
Conhecimento sensível é o conhecimento empirico , dos orgãos do sentido , e o conhecimento Imediato . Conhecimento inteligível é o conhecimento adquirido através da razão, mediato , a qual você percorre um caminho para adquirir .
06-Quais os graus do conhecimento para Aristóteles?
Sensação – aquilo que nos dá as qualidades exteriores dos objetos e e interiores dos efeitos que eles produzem em nós.
Percepção – associação de sensações.
Memória – a retenção de percepções.
Imaginação – reprodução e criação a partir de percepções retidas pela memória.
Linguagem – nomeação daquilo que foi sentido, percebido, memorizado e imaginado.
Raciocínio – Identificação e diferenciação a partir da linguagem do que foi sentido, percebido, memorizado e imaginado.
Intuição intelectual – conhecimento das causas ou princípios de um objeto.
07-Segundo Aristòteles, o que conhecemos em cada grau do conecimento ? como se distinguem e se relacionam os graus do conhecimento?
Sensação , onde você através dos orgãos do sentido desperta o conhecimento , surge a memória, tornando melhores do que os outros, os seres que podem se lembrar, pois, por engendrarem memória, podem aprender. E nos seres capazes de se lembrar das sensações é possível desenvolver a experiência.
08-Segundo Aristòteles, o que conhecemos por intuiçâo intelectual?
É o conhecimento das causas ou princípios de um objeto.
09-Explique de forma resumida o "mito da caverna" de Platão e diga porque além de aspecto apistemológico, podemos vê-lo do ponto de vista pedagógico?
O Mito da Caverna é uma alegoria platônica que conta a história de um grupo de indivíduos presos em uma caverna , estes indivíduos so enxergavam sombras , até que um dia um conseguiu se libertar e descobriu o mundo exterior . Se o individuo que conseguiu sair retornasse e contasse aos indivíduos o que viu , poderia ser morto e até tomado como louco . Isso serve para mostrar como é difícil acordar dos Dogmas e Crenças já legitimadas pela sociedade . A importância pedagógica é que a partir da leitura do mito resgatamos valores importantes para filosofia , alem de ser uma ajuda na formulação do senso crítico racional do indivíduo.