03. os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico, essa meta<

03. os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico, essa meta< br /> foi proposta pela primeira vez no início da modernidade, como expectativa de que o homem poderia< br /> dominar a natureza. no entanto, essa expectativa, convertida em programa impulsion< br /> tluminismo, não surgiu "de um prazer de poder". "de um mero imperialismo humano< br /> aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, lisica e culturalmente.< br /> 11< br /> natureza.< br /> nies< br /> outro< br /> autores da filosofia moderna, notadamente descartes e bacon, e o projeto iluminis< br /> ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intemperies da natu< br /> contexto, a investigação científica consiste em: < br /> a) ( )expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda ex< br /> b) ( ) oferecer a ultima palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que o< br /> filosofia< br /> c) ( ) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso< br /> d) ( ) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos< br /> religiosos.< br /> e) ( ) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates< br /> acadêmicos.​

1 Resposta

  • Marquinhos

     Querida Luana,

    O chamado "senso comum" (a.k.a Folk Psychology/Norma social/Sabedoria do Povão) foi que usávamos como forma padrão de compreender o mundo, antes de Galileu Galilei (e Isaac Newton, posteriormente).

    O senso social foi o que nos levou à acreditar piamente em coisas como:

    um objeto com mais pesado cai com mais velocidade que um leve

    o sol orbita a terra

    larvas em cadáveres surgem por geração espontânea

    raios são ira divina, entre outros...


    Então não

    Não - o senso comum não é, não foi e nunca será a melhor maneira de conhecer a natureza - quem dirá domina-la. Ciências Humanas já mostraram sua incompetência em prever com exatidão as Leis que regem o mundo - as Exatas já tomaram a responsabilidade pela coisa, e não largam mais.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.