1- a racionalização alimenta-se das mesmas fontes que a racionalidade, porém, constitui-se, basicamente,

utilizando-se de erros cometidos pelo indivíduo, de suas fantasias e ilusões. portanto, a cultura de massas é baseada na racionalização e não na realidade, manifestando-se e sendo regida por um modelo mecanicista de viver, que desconsidera o mundo real e racional (morin, 2002). já a racionalidade:

escolha uma:
a. serve como base para a cultura de massas e, portanto, indústria cultural.
b. dialoga com o real, percorre os caminhos que existem entre a instância lógica e a irracional.
c. é regida por um modelo mecanicista de viver, que desconsidera o mundo real e racional.
d. utiliza-se de erros cometidos pelo indivíduo, de suas fantasias e ilusões.
2- de acordo com os referenciais oferecidos pela psicologia do desenvolvimento, a subjetividade é decorrente e resultante de um construto social que se constitui através das interações que ocorrem entre o indivíduo e o ambiente. tal construção, na atualidade, está intimamente ligada ao falso sentido de liberdade que vem sendo imposto ao ser humano, que vem se identificando, progressivamente, com os processos de massificação (gallo, 2000). é verdadeiro afirmar, portanto, que

escolha uma:
a. a subjetividade está relacionada diretamente com a alienação pela qual o indivíduo não se percebe na construção de seu trabalho e na sociedade.
b. ideologia e subjetividade não se relacionam, visto que a ideologia é um fenômeno relacionado as questões econômicas e políticas.
c. ideologia e subjetividade estão intimamente relacionadas, visto que a ideologia, por ser um fenômeno social, precisa incorporar-se em cada indivíduo, em suas estruturas subjetivas para que possa ser eficaz.
d. ideologia e subjetividade se relacionam somente pelo fato de serem representações individuais da realidade.

1 Resposta

  • Tai

    Pergunta 1) resposta b. Dialoga com o real, percorre os caminhos que existem entre a instância lógica e a irracional.

    pergunta 2) resposta a. A subjetividade está relacionada diretamente com a alienação pela qual o indivíduo não se percebe na construção de seu trabalho e na sociedade.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.