1 ) no mito da caverna por que o prisioneiro sofre ao ser libertado ? 2 ) Por que o prisioneiro uma vez

tendo se libertado e se transformado no sábio deve voltar a caverna ?

Por favor me ajuda .

1 Resposta

  • castrofiori

    1- "Ao voltar para a caverna, o homem dividiu com os que ali estavam os conhecimentos e novidades que teve contato no momento que passou fora da caverna. Mas foi ridicularizado pelos companheiros que ainda estavam presos, pois eles só enxergavam as sombras e acreditavam que o que estava ali refletido era única verdade possível."

    O mito faz uma analogia à vida humana e a aquisição do conhecimento. A caverna representa o mundo, todos os indivíduos encontram-se dentro da caverna e acreditam apenas nas imagens que são refletidas pela fogueira. As crenças, culturas e opiniões do senso comum são consideradas verdades, as únicas verdades, assim como as sombras da caverna.

    2-O indivíduo que se liberta das correntes, liberta-se também do senso comum, das ideias propagadas por outros e tidas como verdadeiras. Ao entrar em contato com o conhecimento, representado pelo sol, os indivíduos ficam temporariamente cegos, confusos. A insegurança com a quebra das noções do senso comum, a apresentação de outras realidades e possibilidades, causa incômodo, por isso, a reação mais comum é voltar para a caverna e continuar com uma visão já conhecida e confortável.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.