1-(c) ou (e) para hegel, a realidade é o absoluto, que existe numa evolução dialética de caráter lógico,
racional. tal concepção de põe na sua famosa afirmação de que todo o real é racional e todo o racional é real, conhecida como panteísmo hegeliano. tudo que existe é um momento do absoluto, um estágio dessa evolução dialética que culmina na filosofia, em que o espírito absoluto possui a si mesmo no saber. na fenomenologia do espírito, hegel expõe as etapas que a mente deve percorrer para chegar ao saber absoluto, ao filosofar. e a filosofia é conhecimento do absoluto em dois sentidos: a) tem o absoluto por objeto; b) tem o absoluto também como sujeito, enquanto é o absoluto-que-se-conhece. sendo assim, o absoluto não é somente o fim ao qual tende a fenomenologia, mais é também o motor que eleva a consciência. justifique sua resposta!2-(c) ou (e) a fenomenologia do espírito é o caminho que leva a consciência finita ao absoluto infinito. o termo fenomenologia deriva do grego "phainomenon", que significa "manifestar-se" ou "aparecer" e, portanto quer dizer ciência do aparecer ou manifestar-se. este aparecer é o aparecer do próprio espírito em diferentes etapas que, a partir da consciência empírica, eleva-se pouco a pouco a nível mais altos. a fenomenologia é a ciência do espírito, que aparece na forma do ser determinado e do ser múltiplo e, de momentos dialeticamente relacionados entre si, alcança o saber absoluto. na fenomenologia do espírito existem dois planos que imterseccionam e se justapõem: a) há o plano constituído pelo caminho percorrido pelo espírito para chegar a si mesmo ao longo de todos os acontecimentos da história do mundo, caminho longo do qual o espírito se realiza e se conhece; b) há o plano próprio do simples indivíduo empírico, que deve percorrer aquele mesmo caminho e apropriar-se dele. justifique sua resposta
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