8-Theodor Adorno e Max Horkheimer fizeram parte da Escola de Frankfurt, década de 1930 na Alemanha,

elaboraram a corrente filosófica chamada teoria crítica. Verifique cada item a seguir, se é falso (F) ou verdadeiro (V), em relação a teoria dos frankfurtianos, sobre a razão instrumental e a indústria cultural, e assinale abaixo a alternativa que corresponde na sequência exata. I- Quando a valorização dos meios se sobrepõe aos fins humanos, extingue a ideia de que a ciência e a técnica seriam condição de emancipação social.

II- Segundo os frankfurtianos, no início após o capitalismo, a técnica e a ciência, chegaram como libertadora, mas depois percebeu-se que elas visam a dominação da natureza para fins lucrativos a serviço do capital, e também a dominação do ser humano.

III- A indústria cultural leva as pessoas a se tornarem autônomas, e sendo a preocupação maior por parte dela incentivar cada vez mais a população sobre a aquisição da cultura.

IV- A razão instrumental serve para qualquer fim, sem averiguar se é traz benefícios ou malefícios

V- Segundo Adorno e Horkheimer na sociedade massificada, sempre existe a exposição (transparência) a todos, sobre os conflitos e problemas existentes.

VI- Na obra de Horkheimer, Eclipse da razão, ele distingue dois tipos de razão: a cognitiva (que busca conhecer a verdade, respeitando a vivência, a sabedoria) e a instrumental (é operacional, é pragmática, técnica); mas para ele a cognitiva deve ser superior a técnica, mesmo que a instrumental seja importante.

VII- A razão instrumental, que se submete aos critérios de produtividade no mundo competitivo, aparentemente tem princípios racionais, mas o indivíduo perde o prazer de sua atividade, acaba sendo dominado.

VIII- A técnica aplicada ao trabalho, provoca a alienação do trabalhador e o esgotamento dos recursos naturais, não respeitando o desenvolvimento sustentável; dominando assim a natureza e o ser humano.

(1 Ponto)
A-)V, V, V, F, F, F, F, V.
B-)V, V, V, V, V, V, V, V
C-)F, F, V, V, V, V, V, V.
D-)F, V, F, V, F, V, F, V.
E-)V, V, F, V, F, V, V, V.
9.John Locke (1632 - 1704), filósofo inglês e médico, descendente de burgueses comerciantes, também achava necessário um pacto social, para que as pessoas convivessem da melhor maneira na sociedade. Verifique qual alternativa abaixo não corresponde com realidade de sua teoria.
(1 Ponto)
A-)Locke analisou as dificuldades de viver no estado de natureza, assim como Hobbes, e que se torna necessária a aceitação do contrato social, mas não descreve o estado de natureza como um lugar que tenha egoísmo ou guerra, e sim com riscos de paixões que podem desestabilizar as pessoas.
B-)Locke, como jusnaturalista, estava convencido sobre a importância dos direitos naturais humanos, pois perduram para limitar o poder do estado.
C-)A concepção de liberdade de Locke é ampla para o alcance de todos, pois a igualdade que defendia era concreta.
D-)Nota-se o elitismo na raiz do liberalismo de Locke.
E-)No contrato, segundo Locke, deveria preservar a sua propriedade, envolvendo “tudo o que pertence”, a sua vida, sua liberdade e seus bens; mas para aqueles que não possui bens, é proprietário da sua vida, do seu trabalho e do seu corpo.

RESPONDER

Felipe está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.