9. “A criação do cinema é creditada aos irmãos Augute e Louis Lumiére, que patentearam o cinematógrafo

em 1895 e no mesmo ano fizeram a primeira exibição comercial de cinema, com um vídeo de dois trabalhadores saindo da fábrica Lumiére. Entretanto, pouco
tempo depois, na virada do século, desistiram da tecnologia para investirem no ramo de fotografia em cores. Felizmente, a história
não parou aí. Os anos se passaram, e a produção passou a aumentar, até que, finalmente, em 1927, o primeiro filme falado chegou
ao circuito comercial. O Cantor de Jazz (The Jazz Singer), apesar de ser visto hoje como um filme de cunho racista, foi o primeiro longa
a ter sincronizados voz e canto com a película. Contudo, desde 1900 já havia gravações com som, mas só 27 anos depois elas seriam
comercialmente viáveis”.
Pouco tempo depois, viria o cinema em cores. Lançado em 1935, Vaidade e Beleza (Becky Sharp), foi um hit na época,
justamente por fugir dos tons de cinza e adotar coloração por Technicolor, com três cores, pela primeira vez em circuito comercial.
“Por muito tempo, no entanto, os filmes em cores competiram por espaço com as películas em preto e branco, até finalmente se
estabelecer como padrão.”
O cinema é uma arte revolucionária. Marque a alternativa que represente a tese do filósofo Walter Benjamim sobre o cinema:
a) O cinema só pode ser utilizado pela grande indústria, cujo objetivo é a obtenção do lucro.
b) É uma arte pura que não é contaminada pela indústria cultural.
c) Embora possa ser usada como instrumento de alienação, foi um avanço, pois representa e democratização da arte.
d) Não pode produzir grandes reflexões críticas.
e) o cinema tornou-se apenas um instrumento de alienação

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