A Filosofia fornece à educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando,

o educador, a ação pedagógica e para onde esses elementos podem caminhar. Faz parte desse cenário a reflexão sobre o que se faz em sala de aula a fim de se realizar uma ação educativa consciente. Logo, não há como se processar uma ação pedagógica sem uma correspondente reflexão filosófica, no sentido de que esta estabeleça pressupostos para ela. Sobre essas relações, podemos afirmar que:

a)Se a reflexão filosófica não for realizada intencional e conscientemente, ela o será sob a forma do "senso comum", assimilada ao longo da convivência dentro de um grupo.

b)Se a reflexão filosófica for realizada intencional e conscientemente, ela o será sob a forma do "senso comum", assimilada ao longo da convivência dentro de um grupo.

c) Se considerarmos que a ação pedagógica se processa a partir de conceitos e valores explícitos e conscientes, ela se processará baseada em pré-conceitos e valores morais que a sociedade propõe a partir de sua postura cultural.

d) Quando refletimos sobre a educação, ela se processa dentro de uma cultura cristalizada, conservadora, rígida e perenizada. Isso significa que não é possível fazer interpretações do mundo.

e)A Filosofia da Educação promove uma única linha norteadora para os pedagogos, e por isso é tão criticada.

RESPONDER

Juhbs está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.