A humanidade é tão semelhante em todas as épocas e lugares que a história não nos revela nada de

novo ou estranho nesse aspecto. Sua principal utilidade é apenas revelar os princípios constantes e universais da natureza humana, mostrando os homens em todas as variedades de circunstâncias e situações e fornecendo materiais a partir dos quais podemos ordenar nossas observações e familiarizar-nos com os motivos regulares da ação e do comportamento humano. (Hume, D. Uma Investigação sobre o entendimento humano, seção 8, In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Orgs.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 379.) De acordo com David Hume em "Uma Investigação sobre o entendimento humano", seção 8, é possível fazer uma ciência da ação e do comportamento humano? Por quê?

#UFPR
#VESTIBULAR

1 Resposta

  • Santosmanuele

    Tomando por base esta suposição de Hume, sim, já que a ação humana seria constante em diferentes épocas e lugares, de modo que se poderia traçar uma ciência bastante confiável do comportamento humano.

    A suposição que ele faz, contudo, não é necessariamente adequada, já que parece muito mais razoável assumir que o comportamento humano depende muito das circunstâncias de tempo e lugar, de modo que um lugar e um tempo diferente tratariam, por exemplo, de modo diferente as obras de Galileu, e as ações de Galileu seriam elas mesmas diferentes.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.