'a indústria cultural cria um simulacro de participação na cultura quando, por exemplo, desfigura

"a indústria cultural cria um simulacro de participação na cultura quando, por exemplo, desfigura a sinfonia nº 40 de mozart em chorinho. assim adulterada, não é mozart tampouco ritmo popular. tanto a sinfonia quanto o samba veem-se privados de sua força própria de bens culturais considerados em sua autonomia. o direito à cultura é o direito de acesso aos bens culturais considerados em sua autonomia. o direito à cultura é o direito de acesso aos bens culturais, e a compreensão desses bens é o ponto de partida para a transformação das consciências." fonte: matos, olgária d. f. a escola de frankfurt. 2. ed. são paulo: moderna, 2005. p. 64. tomando por base a ideia central do trecho citado, assinale a alternativa correta. escolha uma: a. a indústria cultural, embora tentando alcançar objetivos não claros, sempre acaba transmitindo o valor de uma obra, sua aura artística. b. todo acesso à produção artística e cultural se equivale; ou seja, alunos de realidades diferentes receberão uma obra artística do mesmo modo. c. ao trazer releituras de obras de arte para a sala de aula, o professor possibilita o acesso à arte mais refinada que a sociedade produz, aquela à qual, nem sempre, o aluno terá acesso. d. arte é arte, não importa o modo como ela é apresentada ao aluno. neste sentido, não há como se distorcer o conteúdo da arte – ela nunca é ideológica. e. ao trazer a obra de arte ao aluno, mas nivelando-a àquilo que o aluno pode conceber, o professor está, simplesmente, fazendo girar a máquina ideológica da indústria cultural.

1 Resposta

  • Felipe

    ao trazer releituras de obras de arte para a sala de aula, o professor possibilita o acesso à arte mais refinada que a sociedade produz, aquela à qual, nem sempre, o aluno terá acesso. fiz mas não tenho certeza se esta certo.

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