Abaixo há duas citações acerca da noção de filosofia, uma de Aristóteles (filosofia antiga) e outra

de Boécio (filosofia medieval). Escreva um comentário apresentando e comparando as duas concepções de filosofia. Tamanho do texto: 2 a 3 páginas.

Prazo de entrega: 15 fevereiro 2022
“Do que foi dito resulta que o nome do objeto de nossa investigação refere-se a uma única ciência [sapiência]*; esta deve especular sobre os princípios primeiros e as causas, [...] Que ela não tenda a realizar coisa alguma, fica claro a partir dos que por primeiro cultivaram a filosofia. De fato, os homens começaram a filosofar, agora como na origem, por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples; [...] De modo que, se os homens filosofaram para se libertar da ignorância, é evidente que buscavam o conhecimento unicamente em vista do saber e não por alguma utilidade prática.”

(ARISTÓTELES, Metafísica, L I (Alfa maior), 2, 982b8 – 22)

(*) sofia, sophia = filosofia primeira, filosofia, teologia, metafísica.

Diz a Filosofia: “Queixaste-te também das acusações feitas a mim. Enfim, inflamado, atacaste violentamente a Fortuna e, queixando-se de que não foste justamente recompensado pelos teus méritos, fizeste votos para que a terra fosse governada como o céu. Mas eis que tua alma foi grandemente perturbada por sofrimentos e sentimentos de cólera e desespero que te puxam por todos os lados e te fazem ter disposições de espírito tais que não é possível ainda tratar-te com um remédio eficaz. Dessa forma, por um tempo usaremos de alguns remédios paliativos: assim, a espessa casca que a desordem de tuas emoções acabou por transformar num tumor será removida, primeiro por uma leve massagem que a preparará para ser tratada mais tarde por um medicamento eficaz.”

(BOÉCIO, A consolação da filosofia, L. I, § 10)

RESPONDER

Paulricar está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.