(adaptado - unicamp - 2012) “o homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. o que se crê
senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. a ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político”. (rousseau, jean-jacques. do contrato social. [1762]. são paulo: abril, 1973. p. 28, 36).no trecho apresentado, o autor:
escolha uma:
a. reconhece os direitos sagrados como base para os direitos políticos e sociais.
b. defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos.
c. argumenta que um corpo político existe quando os homens se encontram associados em estado de igualdade política.
d. apresenta a ordem social como uma dádiva divina, uma vez que se configura como um direito sagrado para todos os homens.
e. denuncia a prática da escravidão nas américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.
1 Resposta
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Ristermit
A afirmativa A é falsa, pois a ideia de Rousseau, um contratualista, não é fundamentar a sociedade em um suposto "direito divino", coisa que já acontecia em sua França Absolutista, mas fundamentar em um contrato social, uma organização política livre e voluntária.
A afirmativa B é falsa, apesar de parecer verdadeira, mas ainda pode incorrer no erro de formarem um grupo de escravos submetidos a um mestre ou de não formar um grupo onde haja igualdade política, de modo que, não sendo necessariamente correta.
A afirmativa C é verdadeira e é a alternativa correta, pois é pelo estabelecimento de direitos políticos comuns que se funda o contratualismo político social, o tipo de coisa que Rousseau defende.
As afirmativas D e E são falsas e não dizem respeito às ideias de Rousseau e nem às posições efetivamente abordadas no pequeno trecho que acompanha a questão.