Aexploração e a escravidão dos africanos na américa precisava de uma explicação política e moral,

afinal, era necessário justificar as causas destas ações e para isso buscavam, a partir de um conjunto de ideias, afirmar a superioridade dos povos europeus e a inferioridade dos povos escravizados. quatro séculos se passaram e ainda existe os resquícios destes pensamentos no imaginário coletivo sobre a forma do racismo e da discriminação.

leia a reportagem a baixo publicada no dia 07 de outubro de 2015.

"dona de 145 anos de história, a universidade presbiteriana mackenzie, em são paulo, se viu envolta em mais um episódio de racismo. nesta terça-feira (6), uma pichação em um dos banheiros da faculdade de direito da instituição trazia os seguintes dizeres: "lugar de negro não é no mackenzie. é no presídio". o caso foi denunciado por alunos nas redes sociais e logo viralizou. a estudante tamires gomes sampaio, diretora do centro acadêmico joão mendes jr., do curso de direito da mackenzie, e segunda vice-presidente da união nacional dos estudantes (une), lamentou que o ato criminoso e racista represente aquilo "que passa na cabeça de muitos que permeiam pelo mack" ( acesso: 08/outubro/2015).

com base no texto de apoio e na reportagem, assinale a alternativa correta:

alternativas:

a)
em 2015 foi aprovado o estatuto da igualdade racial que contribuiu para promover debates e propostas de ações contra a estrutura do racismo.

b)
na década de 1950, estudos foram realizados para compreender as causas da harmonia racial, o que impedia as práticas de discriminação.

c)
no brasil, diante da formação social baseada na democracia racial, o racismo tornou-se uma prática obsoleta, ou seja, fora de uso.

d)
o racismo ainda faz parte das relações sociais brasileiras como o resultado da intolerância, da ausência de respeito e da dificuldade de conviver com a diversidade racial.

RESPONDER

marinatagomori está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.