Aliberdade como problema a torneira seca. (mas pior: a falta de sede) a luz apagada. (mas pior: o gosto
do escuro) a porta fechada. (mas pior: a chave por dentro). josé paulo paes com base no poema e nos seus conhecimentos sobre a liberdade, assinale o que for incorreto.o poeta afirma que renunciamos à sede que nos faria buscar abrir a torneira; renunciamos ao desejo de luz.
na expressão “mas pior”, o poeta afirma a impossibilidade da liberdade, tendo em vista que “a falta de sede”, “o gosto do escuro” e “a chave por dentro”, não está sob o poder de nossa escolha.
no poema, josé paulo paes nos fala do núcleo da liberdade e de como podemos perceber sua ausência.
o poeta lança um contraponto entre uma situação externa experimentada como um dado ou como um fato e a inércia resignada no interior do sujeito.
o poema evidencia, com a expressão “mas pior”, que diante da adversidade, renunciamos a enfrentá-la, fazemo-nos cúmplices dela.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
Kauanyavakins
Bom dia !
Na expressão “mas pior”, o poeta afirma a impossibilidade da liberdade, tendo em vista que “a falta de sede”, “o gosto do escuro” e “a chave por dentro”, não está sob o poder de nossa escolha.
Incorreta, o poema mostra o comodismo diante das coisas que poderiam fazer com os indivíduos tivessem a tão preciosa liberdade que almejam, mas que por algum motivo, não alcançam. O autor apresenta estes motivos de maneira figurada.
Isso não quer dizer que não seja possível ter liberdade, mas que não há coragem para lutar por ela, encontrá-la de maneira verdadeira.