Ao falar sobre os gregos, Chauí (2002) nos mostra o aspecto da racionalidade sobressaliente. Além disso,

nos indica constituírem o povo da luz o que pode nos remeter ao conhecimento, ou a busca dele. Por meio dessa descrição, podemos dizer que eles:

Alternativas:

a)
Criaram o Antropologia, enquanto preocupação como o homem no mundo e da qual, posteriormente se derivou a Filosofia.

b)
Criaram a Filosofia, expressão mais alta da racionalidade, da simplicidade e da objetividade.

c)
Criaram as Ciências Matemáticas e, com Pitágoras, promoveram um sobressalto dos números que, posteriormente, deu autonomia à ciência chamada de Filosofia.

d)
Recriaram uma ciência mitológica, tendo em vista que os mitos e os deuses foram os mais importantes meios de se chegar à racionalidade.

e)
Foram os fundadores da Sociologia, ciência que tinha na sociedade, seu maior foco e, cujos desdobramentos, deram origem à Filosofia.

1 Resposta

  • Michaeldouglas

    É possível dizer que eles são os responsáveis pela criação da filosofia, que consiste na expressão mais alta da racionalidade, da simplicidade e da objetividade.

    A filosofia caracterizou-se por marcar a transição de modelos explicativos da realidade que eram mitológicos e dogmáticos para modelos racionais.

    Mesmo que a ideia de objetividade pura possa sofrer questionamentos, temos que a mesma consiste na definição da ação dos filósofos.

    Bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.