A ética epicurista significa essencialmente que “o prazer é o princípio e o fim da vida feliz”, onde o prazer é critério de escolha e aversão – pois tende-se a ele para fugir da dor – e o critério com o qual avaliamos todos os bens. Há dois tipos de prazer: o estável, que consiste na privação da dor, e o prazer em movimento, que consiste no gozo e na alegria.
A ética, nas obras Aristotélicas diz respeito ao indivíduo, enquanto a política considera o homem na sua dimensão social. Como conceito aristotélico de ética podemos dizer que é a arte de viver, ou “saber-viver”, agregando valores, boa utilização dos prazeres, ação virtuosa.
Todo o conhecimento e todo trabalho visam a algum bem, e o mais alto de todos os bens certamente será a felicidade, dessa forma, devemos procurar o bem e indagar o que ele é, se existe uma finalidade para tudo o que fazemos, a finalidade será o bem.
fernanda0630
A ética epicurista significa essencialmente que “o prazer é o princípio e o fim da vida feliz”, onde o prazer é critério de escolha e aversão – pois tende-se a ele para fugir da dor – e o critério com o qual avaliamos todos os bens. Há dois tipos de prazer: o estável, que consiste na privação da dor, e o prazer em movimento, que consiste no gozo e na alegria.
A ética, nas obras Aristotélicas diz respeito ao indivíduo, enquanto a política considera o homem na sua dimensão social. Como conceito aristotélico de ética podemos dizer que é a arte de viver, ou “saber-viver”, agregando valores, boa utilização dos prazeres, ação virtuosa.
Todo o conhecimento e todo trabalho visam a algum bem, e o mais alto de todos os bens certamente será a felicidade, dessa forma, devemos procurar o bem e indagar o que ele é, se existe uma finalidade para tudo o que fazemos, a finalidade será o bem.