Considere os excertos a seguir: TEXTO 1 Mas, dizeis, suprimimos as relações mais íntimas ao substituirmos

Considere os excertos a seguir: TEXTO 1
Mas, dizeis, suprimimos as relações mais íntimas ao substituirmos a educação doméstica pela social. E não está também a vossa educação determinada pela sociedade? Pelas relações sociais em que educais, pela intromissão mais direta ou mais indireta da sociedade, por meio da escola, etc? Os comunistas não inventaram a ação da sociedade sobre a educação; apenas transformam o seu caráter, arrancam a educação à influência da classe dominante.
COUTINHO, Carlos Nelson. Marxismo e política: a dualidade de poderes e outros ensaios. São Paulo: Cortez,1998, p. 50-51.

TEXTO 2
O Estado que é o Estado da classe dominante, não é nem público nem privado, é pelo contrário a condição de toda a distinção entre público e privado. Podemos dizer a mesma coisa partindo agora dos nossos Aparelhos Ideológicos do Estado. Pouco importa que as instituições que os realizam sejam públicas ou privadas. O que importa é o seu funcionamento. Instituições privadas podem perfeitamente funcionar como Aparelhos Ideológicos de Estado.
ALTHUSSER, Louis et al. Ler O Capital. Rio de Janeiro, Zahar, 1987, p. 45-46.

Marx e Engels, no Manifesto do Partido Comunista, ao responder às críticas da burguesia à proposta de educação dos comunistas, apontam a relação da educação e da escola como instrumento de reprodução das relações sociais. Se relacionarmos a perspectiva marxista sobre a educação com a concepção althusseriana de Aparelhos Ideológicos do Estado, é possível afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:
São perspectivas antagônicas, pois, o conceito althusseriano de Aparelho Ideológico do Estado não deve ser confundido com o meio pelo qual a classe oprimida pode combater a classe dominante. Nesse sentido, a educação não se trata de um Aparelho Ideológico do Estado, e sim de um meio de combatê-los.

Alternativa 2:
São perspectivas antagônicas, pois a partir de Marx a influência da classe dominante sobre a educação foi substituída pela influência da classe oprimida. Portanto, a educação sob a perspectiva marxista não poderia ser considerada um Aparelho Ideológico do Estado, como sugere Althusser.

Alternativa 3:
São perspectivas compatíveis, uma vez que a educação do ponto de vista marxista é produto da pressão exercida pela classe dominante, ela também pode ser considerada um Aparelho Ideológico do Estado, como sugere Althusser.

Alternativa 4:
São perspectivas complementares, pois do mesmo modo que a teoria marxista trata a educação apenas como um meio de propagação de ideologias, Althusser desenvolverá meios para otimizar esse processo.

Alternativa 5:
São perspectivas que não se comunicam, afinal, a educação presente no contexto de Marx era distinta da educação presente no contexto de Althusser.

RESPONDER

thayaraoliversantos está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.