Coragem de meninaGraças à história de Valéria Polizzi, com 28 anos de idade, autora do livro Depois

Coragem de menina

Graças à história de Valéria Polizzi, com 28 anos de idade, autora do livro Depois Daquela Viagem, muitos adolescentes deixam ou deixarão de contrair o vírus HIV. Adotado em escolas, é um trunfo da luta contra a AIDS. O livro vendeu 60 mil exemplares, foi adotado em escolas e é um sacolejo no preconceito e na prevenção da AIDS. Valéria contaminou-se aos 16 anos na primeira relação sexual. Com o livro, ela ganhou carisma e visibilidade. Nas mais de cem palestras que já deu, é assediada com pedidos de autógrafos e beijos. “Sinto-me livre ao ver que a minha história saiu do gueto. Sou reconhecida na rua, as pessoas querem passar a mão no meu cabelo”.

Valéria sabe da influência que exerce sobre uma geração: “AIDS sempre foi vista como uma coisa feia. Quando me veem com um astral legal, percebem que sou como eles”, diz. Ao incentivar o uso da camisinha, afirma: “As campanhas deveriam falar mais de amor. Entrei nessa burrada porque estava apaixonadíssima”. Mas frisa: “Na vida sexual, quem manda é a gente. A liberdade e a responsabilidade são nossas. Ninguém é contaminado, a gente é que se contamina”.

Elas fazem a diferença. In: Istoé, n.º 1.536, 10/3/1999 (com adaptações)

10-De acordo com as ideias do texto,

(A) Valéria Polizzi escreveu o livro Depois Daquela Viagem como alerta para os adolescentes quanto à possibilidade de contaminação pelo vírus HIV.

(B) o vírus HIV não se transmite na primeira relação sexual.

(C) falar de amor aos adolescentes é desnecessário.

(D) Valéria sente-se triste por ver que sua história é mais um caso estatístico.​

RESPONDER

Melissamoraes está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.