Costumeiramente, admitem-se três fases na história da filosofia antiga, filosofia clássica, sobretudo,

em atenas e, depois, em roma. sobre a filosofia antiga não podemos afirmar:

escolha uma:
a. a época pré-socrático ou cosmológico, em que a filosofia se ocupa principalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
b. a fase socrática ou antropológico, entre o final do século v e o século iv a. c., cujas figuras principais são sócrates, platão e aristóteles.
c. no período socrático o objeto de estudo da filosofia deixa de ser o homem, sua vida política e moral, e sua capacidade de conhecer as coisas.
d. o período helenístico ou greco-romano, entre o século iii a. c e o século ii d. c, quando começa a consolidar-se a supremacia da visão cristã, sobretudo com santo agostinho.
e. no período helenístico deixa-se de acreditar em soluções mais coletivas para a vida humana e se começa a introduzir uma saída individual, consolidando-se uma nova ética e uma política que deixa de ser vista como boa.

1 Resposta

  • FerSilva

    As alternativas c e d estão erradas.
    correçao letra c: no período socrático, o objeto de estudo da filosofia era o homem, tanto que acreditavam que o homem era a medida de todas as coisas. já que no pré-socrático, eles estavam buscando a origem na natureza, com elementos da natureza.
    correçao letra d: ta toda errada. período greco-romano não é helenístico, e santo agostinho é idade média

Clique aqui para adicionar a sua resposta.