Durante todo o período que compreende a história humana, moral e ética já assumiram posições diferentes

em nossos pensamentos, instigando filósofos e outros pensadores a dedicarem suas vidas a refletir sobre elas. Entretanto, desde o princípio das discussões a seu respeito, estes dois conceitos sempre estiverem ligados à vivência em sociedade e ao objetivo final do ser humano em meio à essa complexa organização. MARIANO, Rubem Almeida. Filosofia. Maringá: Unicesumar, 2020 (adaptado).

Sobre o pensamento ao redor da moral e da ética no decorrer da história humana, podemos afirmar que:

I. A moral e a ética, durante a Idade Média, passaram a ser definidas pelos ensinamentos de Jesus Cristo. Entretanto, na prática, estes princípios eram definidos pelo Papado.
II. Os romanos entendiam a moral como um conjunto de deveres que teriam sido naturalmente impostos aos seres humanos, da qual as virtudes (ética) seriam elementos fundamentais.
III. O filósofo Sócrates entendia que o objetivo final do ser humano era se conhecer para conhecer o universo ao seu redor ser feliz. Praticando o bem (moral), ele seria capaz de conhecer aos poucos à si mesmo, tornando-se feliz.
IV. No período moderno, o filósofo Kant repensou a ética e a moral, definindo-as como uma expressão de surge do interior do próprio ser humano, que organiza a sociedade e estabelece suas leis conforme a sua própria consciência moral.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e IV, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

RESPONDER

ClayverSantos está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.