Estultícia x sabedoria (michel foucault).​

1 Resposta

  • Creusacosta

    A estultícia é o outro pólo da prática de si mesmo (Sêneca). Para sair da ignorância, para adquirir sabedoria, é necessário cuidar de si mesmo. A ignorância corresponde a um estado de má saúde e é descrito como o pior dos estados em que o homem pode encontrar-se diante da filosofia e sua prática.

    O estulto é aquele que está disperso no tempo, que deixa ir, que não cuida de nada, deixando sua vida correr sem interferências, isto é, aquele que não direciona sua vontade para qualquer  final. Sua existência passa sem memória ou vontade.

    Na estultícia  existe uma não conexão e um não  pertencimento entre a vontade e o cuidado de si. Sair da estultícia consistirá em agir  de tal forma que se pode amar a si mesmo, pode-se tender para si mesmo,  como se fosse o único objeto que pode ser sempre procurado de maneira livre e absoluta.

    Foucault, estabelece a oposição entre a estultícia e sabedoria, entre o indivíduo que não ama a si mesmo e aquele que alcançou  um enredo de autocontrole, de auto-prazer e que expressa sua existência de tal maneira que suas ações são a própria manifestação de sua verdade, que é de fato o objetivo da sabedoria, pois a sabedoria é em ato, ela se apresenta pela maneira com a qual o corpo do sábio se compõe com o mundo.

    Bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.