“Eu vos ensino o super-homem. O homem é algo que deve ser superado. Que fizestes para superá-lo? (...).
O super-homem é o sentido da terra. Que vossa vontade diga: o super-homem seja o sentido da terra! Eu vos imploro, irmãos, permanecei fiéis à terra e não acrediteis nos que vos falam de esperanças supraterrenas! São envenenadores (...), são desprezadores da vida, moribundos que a si mesmos envenenaram (...). É a hora do grande desprezo. A hora em que também vossa felicidade, razão e virtude, se convertem em nojo para vós” (Nietzsche). A partir desse texto, responda: por que é necessário desprezarmos a nossa felicidade, a nossa razão e a nossa virtude?
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
Gustastrada
Contexto:Nietzsche foi um ferrenho crítico da moral judaico-cristã,do idealismo platônico,metafísica kantiana...em suma,de td aquilo que fosse traduzível por niilismo(dar as costas para a existência mundana).
O desprezo da felicidade,razão e virtude,reside justamente em renunciarmos nossa existência ínfima e terrena por uma felicidade caricata,que seria desfrutada de forma inesgotável num plano metafísico(a título de exemplo vale citar o paraíso),a nossa razão e seu endeusamento pelo filósofos,e a virtude sendo uma castração,que domestifica,tornando fraco e impotente aquele que a toma como tal(imperativo categórico).