Explique porque arquimedes representa uma exceção na mentalidade cientifica antiga

1 Resposta

  • Alice

    Arquimedes de Siracusa (287 a.C. a 212 a.C.), era um estudioso de diversas áreas do conhecimento humano, sendo considerado como, um astrônomo grego, físico, inventor, matemático e engenheiro. Por isso, é aclamado como um dos grandes cientistas da antiguidade e em muitos casos como o principal da sua época.

     

    Contribuiu com as fundações da estática e hidrostática, descobriu a lei do empuxo e a da alavanca, além de diversas outras contribuições.

     

    Portanto, muitos pesquisadores atuais, consideram Arquimedes uma exceção na mentalidade cientifica da Grécia antiga. Pois a ciência grega da época, tinha seu foco nas especulações racionais, mas era desligada das técnicas e preocupações práticas.

     

    Arquimedes, mesmo nesse tempo, já levava em consideração aspectos de fundamental importância na experimentação moderna, como: determinação dos fatores que atuam em um dado fenômeno, medidas sistemáticas e enunciação do resultado como uma lei geral. Galileu por exemplo, via Arquimedes como o único verdadeiro cientista na Grécia antiga.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.